Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Galeria Imortal



Galeria Imortal (11)
 
 
Esta foto foi registrada num domingo, dia 13 de Fevereiro de 1966, quando o Imortal foi o convidado para a inauguração do estádio Presidente Vargas, também conhecido por Baixada Melancólica, Santa Maria, RS. Nela aparecem, de pé: Cléo, Ortunho, Airton, Áureo, Altemir e Alberto; agachados, Jorginho, Joãozinho (João Severiano), Alcindo, Sérgio Lopes e Volmir. Além deles, a foto registra os nomes de Joel Granato Viega, o Camelinho, histórico torcedor do clube, o primeiro em pé e o não menos histórico massagista Ataídes Carvalho, o último agachado que antecedeu o multicampeão Alvaci Almeida, o Banha. Participaram ainda da partida, Paulo Lumumba e Vieira. O jogo inaugural terminou 2 a 0 para o Tricolor, gols de Sérgio Lopes e Vieira. O treinador gremista era Luis Engelke.

14 comentários:

  1. Bruxo, complementando teus dados, o INTER-SM jogou com
    Cavalheiro, Jaburú, Santo, Daudt e Louro; Papico (Lulú) e Pingo; Ernani (Paulinho), Vílson Moraes, Evaldo e Huguinho (Jair Macedo) (Gon). Apitou a partida o árbitro Jéferson de Freitas. A renda foi de Cr$ 4.175.000,00 - recorde de renda e público em Santa Maria.
    Nessa partida, estreiaram no "Coloradinho" o zagueiro Daudt e o meio campo Pingo.

    ResponderExcluir
  2. Gracias, Alvirubro!
    Olhando a foto é apavorante as touceiras; hoje nem na várzea santa-mariense é assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chamou a minha atenção esse detalhe do gramado. Mas o que mais fiquei impressionado foi o público. Realmente havia muia gente nas arquibancadas. Se aquele pequeno espaço na foto dá a idéia de todo o estádio, deve ter sido um público monumental para a Baixada Melancólica.

      Excluir
  3. Grande Bruxo, sempre nos fazendo recordar bons momentos. Alias, nesta epoca o Gremio so viva bons momentos. Foi um pouquinho antes que comecei a virar torcedor, crianca ainda. Este time posso dizer que foi o primeiro porque pouca diferenca tem do ano anterior. Ja dai em diante comecam as maiores modificacoes com o Everaldo, Espinosa e outros. So nao estou lembrado do Jorginho. Nao seria o Baba que jogou com o Joaozinho algum tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Também não conheci este Jorginho. Em dois sites e um livro sobre o Coirmãozinho Santamariense aparece o nome de Jorginho, noutro, o do site da foto; como Adroaldo Marques, mas desconfio que Adroaldo Marques era o cidadão que está agachado, o primeiro e o pessoal errou.
      O Babá em 1966 tenho a impressão que estava no Juventude de Caxias no ano seguinte viria para o Imortal.

      Excluir
  4. Bruxo e Arih

    Jorginho - Jorge Martins Alves - DN - 27/12/1946, Bagé, RS

    Babá - Santino Quarti Irmao - DN 14/06/1938, Torres, RS

    Babá chegou ao Grêmio em 1967.

    ResponderExcluir
  5. Ô loko!
    Valeu, Alvirubro.
    Esse Jorginho devia ser juvenil (nessa época não havia juniores).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, chamavam de quadro de acesso, se nao me falha a memoria.
      Alvirubro, valeu pela dica, ou dados precisos. Estou me valendo so da memoria que ainda me resta. Certamente este Jorginho deveria ser do quadro de acesso, nao so porque nao lembro muito dele (se nao estaria no meu time de botoes; rsrsrs) como pela idade dele.

      Excluir
    2. Bruxo ve se da um jeito daqueles que voce autorizar, comentarem sem esta burocracia de logar toda vez. Creio que deva haver um jeito.
      Quanto a este Gremio ainda, nao so o Baba comecou a jogar em 67 (conforme o Alvirubro) como tambem o Flecha. Grande ponta direita (chegou a jogar alguns jogos pela selecao - era o maximo que permitiam, naquela epoca, para os jogadores do sul). Ortunho era uma parada dura (quase literalmente. Assim como jogava na elegancia, de cabeca em pe, tambem entrava firme que se o adversario nao tivesse bem apoiado, voava na arquibancada. Tudo com um largo sorriso branco em plena meia noite. rsrsrsr). Mas os que admirava mais eram o Aureo, Airton, Sergio Lopes, Alcindo e Alberto. Era um baita time.

      Excluir
    3. Arih!
      Estou aguardando um tempinho da minha sobrinha para eu acertar essa questão "burocrática". Eu tenho dificuldades com essas ferramentas.

      Excluir
  6. Este Jorginho era um juvenil que jogou algumas partidas entre a aposentadoria do Marino e a contratação do Babá. Diziam que o Grêmio não tinha ponta direita na época. Tanto que o Vieira jogou algumas partidas improvisado na ponta direita, como o histórico 5 x 1 contra o Palmeiras no Olímpico em 1965 pela Taça Brasil. Este Jorginho jogou na ponta direita no também histórico Gremio 2 X 0 União Soviética, no Olímpico, no começo de 1966. Nunca mais ouvi falar dele.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Luiz Felipe!
    Valeu, o Vieira na direita, eu tinha notícias e o Jorginho, realmente, desconhecia.
    Uma dica boa foi esse encontro de 66 contra a URSS. Vou pesquisar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, Luiz Felipe!
    Valeu, o Vieira na direita, eu tinha notícias e o Jorginho, realmente, desconhecia.
    Uma dica boa foi esse encontro de 66 contra a URSS. Vou pesquisar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir